sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Era da Informação

Na era da Informação onde nos encontramos atualmente, onde a mesma é conhecida por nos proporcionar forma prática e ágil de adquirir e transmitir informações, uma vez que temos acesso a meios de comunicações dos mais variados tipos, que vão desde celulares, que apenas ouvimos, à salas virtuais onde nos comunicamos através de vídeo conferências com inúmeras pessoas, tudo isso devido ao avanço tecnológico. Desse modo, ficamos capazes de nos comunicar com pessoas que antigamente sem o auxilio desses recursos achávamos impossível, a menos que fossemos até elas. Hoje em dia, faz-se necessário que sejamos atualizados constantemente sobre as ocorrências do mundo como um todo, precisamos da mesma, especialmente em assuntos profissionais, onde para superar a concorrência de nossos oponentes precisamos ser ágeis nas questões comerciais, que envolvem vendas, marketing, promoções de produtos, assim como na área acadêmica precisamos de agilidade tanto quanto buscamos praticidade ao irmos em busca do conhecimento. Para todo esse trabalho contamos com a disponibilidade de dispositivos capazes de se conectarem via linhas telefônicas, satélites, sensores, entre outros, enfim, podemos nos comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar de diferentes maneiras.

Entre esses meios citados, o que mais nos aprofundaremos será a internet, que foi sem dúvida a invenção que mais colaborou para a globalização dos meios de transferência de dados, comunicações de modo geral, obtenção de conhecimento, entre outros. A internet é uma invenção antiga, foi desenvolvida sem querer nos tempos da Guerra Fria era chamada de Arphanet, era uma maneira de se comunicar com os militares das bases dos Estados Unidos, mesmo que fossem destruídos pelas bombas nucleares. Após o termino da Guerra Fria, os militares acharam que a Arphanet era inútil para eles, disponibilizando a mesma para cientistas, que cederam para as universidades, das quais passaram para outras universidades de outros países, até que mais de cinco milhões de pessoas estavam conectados nessa grande teia. Com o passar dos anos foram surgindo inúmeros recursos capazes de melhorar e complementar a Arphanet que passou a se chamar de Internet. Meios de divulgação online, foram desenvolvidos, dentre eles os chamados CMS (Content Management System) ou SGC (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), que são gerenciadores de páginas web de código fonte aberto, ou seja, disponibilizado a todos sem a necessidade de pagar por uma licença.

Existem hoje muitos CMS disponíveis, uns voltados para criar redes sociais de comunicação online, outros para armazenamentos de conteúdos, enfim, são inúmeras as funcionalidades das mesmas. O Joomla é um CMS desenvolvido em 2005 após uma separação da equipe de desenvolvimento do Mambo um SGC criado em 2001. Ambos possuem licença GNU/ General Public License (GNU/GPL) e disponibiliza aos seus usuários inúmeras funcionalidades ajudando a resolver um dos problemas mais comuns, que é o custo de se criar e manter um web site, pois geralmente para mantê-lo acaba-se tendo altos custos, o Joomla ajuda reduzir esses custos uma vez que trata-se de um aplicativo Open Source, com inúmeros recursos que podem ser atribuídos, para melhorar e direcionar ainda mais suas funcionalidades de acordo com suas necessidades, também de forma gratuita. Há infinitas extensões, que se dividem em módulos, componentes e plugins. Essas extensões podem ser não-comerciais, ou seja, gratuita, assim como extensões comerciais, que são desenvolvidas por programadores que recebem para distribuírem essas versões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse espaço para expor seus elogios, dúvidas ou críticas construtivas relacionadas aos assuntos disponibilizados...